Informações

Requisitos de entrada na Espanha

Posted by on ago 2, 2012 in Informações | 0 comments

Os cidadãos BRASILEIROS NÃO PRECISAM DE VISTO para entrar e permanecer na Espanha por um prazo de 90 dias num período de 180, se o propósito da viagem é para a realização de atividades não remuneradas (turismo, visita familiar, etc).

De qualquer forma, para a entrada no espaço Schengen, os cidadãos brasileiros deverão cumprir os seguintes requisitos:

- Dispor de passaporte em vigor com validade na totalidade do período de estadia prevista
- Apresentar a passagem de avião nominal, intransferível e com data marcada de retorno
- Dispor de comprovante de meios econômicos equivalente a 64,14 por dia de permanência por pessoa, com um mínimo equivalente a 577,26 por pessoa
- Demonstrativo de hospedagem durante o período de estadia por meio de reserva de hotel confirmada para toda a duração da estadia ou carta convite de um particular, no caso se hospede na sua residência particular, emitida pela Delegacia de Polícia do lugar de residência
- Justificante do motivo da viagem (profissional, turística, privada, estudos ou outros)
- Quando a viagem tenha destino qualquer outro Estado Schengen, o viajante deverá demonstrar hospedagem por meio de reserva de hotel confirmada no lugar de destino ou, no caso se hospede numa residência particular, demonstrar a identidade e lugar de hospedagem da pessoa que convida.

Companhias Aéreas do Aeroporto de Guarulhos

Posted by on jan 13, 2012 in Informações | 0 comments

Companhia AŽreaSiglaCheck-in
A
AEROLINEAS ARGENTINASARasa A
AEROMEXICOAMXasa A
AEROSURSLasa D
AIR CANADAACasa D
AIR FRANCEAFasa A
ALITALIAAZasa A
AMERICAN AIRLINESAAasa D
AVIANCAAVasa A
B - G
BRITISH AIRWAYSBAasa A
CONTINENTALCOasa D
COPA AIRLINESCMasa D
DELTADLasa A
EL ALLYasa B
EMIRATES AIRLINESEKasa D
GOLG3asa C
H - L
IBERIAIBasa A
JAPAN AIRLINESJALasa A
KLMKLasa A
KOREAN AIRKEasa A
LANLU / LAasa D
M - S
OCEAN AIRO6asa B
PASSAREDOPTBasa A
PLUNAPUasa C
SOUTH AFRICANSAasa D
SWISS AIRLINESLXasa D
T - Z
TAAGDTasa D
TAMJJ / PZasa B
TAPTPasa D
TRANSAMERICAN AIRLINESTO / TAasa D
TRIPTIBasa A
TURKISH AIRLINESTKasa D
UNITED AIRLINESUAasa A
WEBJETWEBasa A

Nove países integram a CET

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

A Comissão Européia de Turismo (CET) é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Fundada em 1948, a CET reúne 33 países com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET para a América Latina, tem nove países integrantes – Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Suíça.

 

  • América do Sul
  • Argentina
  • Argentina/Chile
  • Chile
  • Peru

Exigências de visto e seguro saúde de países Europeus

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

Segundo informações da Comissão Européia de Turismo (CET), os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos países europeus integrantes do Espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias. Os países integrantes do Espaço Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia.

Formalidades de entrada

A isenção de visto, no entanto, não exime os turistas brasileiros do cumprimento de algumas formalidades de entrada no Espaço Schengen, a saber:

- passaporte com validade superior a 6 (seis) meses;

- bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;

- comprovante de alojamento; *

- seguro de saúde; *

- comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada*

 

* Estas obrigatoriedades variam de país para país.

Fica a critério das autoridades fronteiriças de cada país a exigência do cumprimento destas formalidades. Aos estrangeiros que não cumprem esses requisitos pode ser recusada/dificultada a entrada no Espaço Schengen.

 

Veja como é em cada país:

 

ALEMANHA

Seguro de saúde: caso seja solicitado pelas autoridades fronteiriças da Alemanha, os cidadãos brasileiros deverão apresentar um seguro de saúde com cobertura mínima de 30,000 euros. Este seguro pode ser adquirido no Brasil ou nos aeroportos da Alemanha. Comprovante de meios financeiros: para entrar na Alemanha, o turista brasileiro tem que comprovar possuir 50 euros por dia (dinheiro, travelers cheques ou cartões de crédito internacionalmente aceitos)

 

ESPANHA

Seguro de saúde: a Espanha não exige seguro de saúde. Caso o cidadão brasileiro seja beneficiário do INSS, não necessita de seguro de saúde para viajar a esse país. Existe um acordo bilateral de assistência médica que assegura o sistema de saúde aos cidadãos de ambos os países. No entanto, para usufruir deste benefício, o cidadão brasileiro deve dirigir-se a um escritório do INSS local e solicitar uma declaração, informando que é beneficiário do INSS e indicando o período de permanência na Espanha.

 

Comprovante de meios financeiros: para entrar em Espanha, o cidadão brasileiro tem que comprovar possuir:

- 300 euros para cada entrada no país (em dinheiro ou travelers cheques) e mais

- 50 euros por dia de permanência (em dinheiro ou travelers cheques).

 

FRANÇA

Seguro de saúde: os cidadãos brasileiros deverão apresentar um seguro de saúde com cobertura mínima de 30,000 euros.

 

Comprovante de meios financeiros: para entrar na França, o turista tem que comprovar possuir 50 euros por dia (dinheiro, travelers cheques, ou cartões de crédito internacionalmente aceitos). Este montante poderá descer para 35 euros/dia, caso seja apresentado termo de responsabilidade (atestado de acolhimento) emitido por um cidadão francês ou por estrangeiro habilitado com título de residência.

 

ITÁLIA

Seguro de saúde: não é obrigatório. Existe um acordo bilateral de assistência médica que assegura o sistema de saúde aos cidadãos de ambos os países. Para usufruir deste benefício, o cidadão brasileiro deve dirigir-se a um escritório do INSS local e solicitar uma declaração informando que é beneficiário do INSS e indicando o período de permanência na Itália.

 

Comprovante de meios financeiros: para entrar em Itália, o cidadão brasileiro tem que comprovar possuir as seguintes quantias:

- Para viagens de 1 a 5 dias: 269,60 euros (montante fixo)

- Para viagens de 6 a 10 dias: 44,93 euros por dia

- Para viagens de 11 a 20 dias: 51,64 euros (montante fixo) mais 36,67 euros por dia

- Para viagens de mais de 20 dias: 206,58 euros (montante fixo) mais 27,89 euros por dia

 

PORTUGAL

Seguro de Saúde: não existe limite de cobertura pré-definido para o valor do seguro de saúde a ser apresentado quando da entrada no país. Os cidadãos brasileiros ou dependentes, se inscritos no INSS, não necessitam de seguro de saúde. Um acordo bilateral assegura o atendimento na rede pública em Portugal. Para usufruir deste benefício, antes da viagem, os interessados deverão procurar o Ministério da Saúde do Brasil (em São Paulo, na Av. Nove de Julho 611, 2º andar, conj. 202, telefone 11 – 3241 2197) munidos de cópias e originais dos seguintes documentos:

- passaporte (3 páginas iniciais)

- carteira de identidade (RG)

- passagem aérea

- comprovante de residência

- comprovante de inscrição no INSS (se for empregado: carteira de trabalho e nº de inscrição no INSS; se for autônomo: três últimas contribuições do carnê; se for aposentado: último extrato do INSS).

 

Em Portugal, caso necessite, o turista deverá providenciar a carteirinha para atendimento em qualquer serviço público de saúde no Departamento de Relações Internacionais e Segurança Social, levando a documentação emitida no Brasil, o passaporte e duas fotos 3×4. Em Lisboa fica na Rua Junqueira, 112.

 

Comprovante de meios financeiros: para entrar em Portugal, o cidadão brasileiro tem que comprovar possuir – 75 euros para cada entrada no país, e mais – 40 euros por dia de permanência.

 

Estes montantes (em dinheiro, travelers cheques ou cartões de crédito internacionalmente aceitos) poderão ser dispensados, caso seja apresentado termo de responsabilidade emitido por um cidadão português ou por estrangeiro habilitado com título de residência, autorização de permanência, visto de trabalho, estudo, estada temporária, válidos, que garanta a alimentação e o alojamento do interessado durante a sua estada, sem prejuízo da possibilidade de recurso a outros meios de prova.

 

Demais países europeus

Para todos os outros países europeus que não integram o Espaço Schengen, o turista deverá consultar seus respectivos consulados para confirmar quais as formalidades de entrada.

 

Dúvidas e informações

Estas informações foram fornecidas pelas Embaixadas ou Consulados Gerais em São Paulo, em fevereiro/2005. Em caso de dúvida ou para mais informações, consultar Embaixadas ou Consulados de cada país.

Novas regras para turistas brasileiros na Itália

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

Informamos que há novas leis em vigor no território italiano e o não cumprimento das mesmas pode acarretar deportação daquele país, no momento mesmo do desembarque. O Ministério das Relações Exteriores, pela Divisão de Assistência Consular, já deu o alerta: “o viajante que estiver planejando ir à Itália a passeio deverá se enquadrar a regras mais rígidas para obter o carimbo no passaporte quando pisar em solo italiano”.

As autoridades estão aplicando a lei italiana nº 189/2002 que prevê, entre outros pontos, a adoção de critérios estipulados pela Diretriz nº 64/2000 do Ministério do Interior, pela qual, os turistas oriundos de países não-membros da Comunidade Européia devem comprovar que dispõem de meios financeiros suficientes, segundo a tabela abaixo, seja uma viagem individual ou em grupo:

Duração da Viagem (máximo de 90 dias) Duração da viagem Um participante 02 participantes (p/pessoa)

De 01 a 05 dias

€ 269,60 (Qtde mínima p/período)

€ 212,81 (Qtde mínima p/ período)

+ quantia diária por pessoa:

+ quantia diária por pessoa: € 44,93 (Quantia Fixa) € 26,33 (Quantia Fixa)

Mais de 20 dias € 36,67 € 22,21

+ quantia diária por pessoa: € 51,64 (Quantia Fixa) € 25,82 (Quantia Fixa)

De 06 a 10 dias € 206,58 (Quantia Fixa) € 118,79 (Quantia Fixa)

De 11 a 20 dias € 27,89 € 17,04

 

As exigências

É necessária a apresentação do bilhete de regresso ou comprovante de passagem para país não-membro da “Zona Schengen”, além do comprovante de pagamento (OU VOUCHER DE SERVIÇOS) do hotel no qual se hospedarão.

Para aqueles que optarem pela hospedagem em casa de família ou amigos, a conduta usual aceita pelas autoridades italianas é o registro em cartório local, pela pessoa ou família hospedeira, de uma declaração que ateste o compromisso de acolher o turísta (“Dichiarazione Sostitutiva dell’Atto di Notorietá”).

Esse documento se destina a relacionar não somente os interessados, mas também a hospedagem, o fornecimento de alimentação e a cobertura de eventuais despesas médicas. Ao desembarcar em Roma, o turista deverá estar de posse do original desse documento.

 

Nota

Embora tais exigências não sejam aplicadas em todos os casos, é preciso que os turistas brasileiros estejam informados de que, caso não preencham as condições, estarão sujeitos a não ter seu ingresso autorizado na Itália e a serem sumariamente embarcados de retorno – sem sequer saírem do aeroporto – no primeiro vôo.

Circuitos econômicos na Europa

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

Para que você saiba melhor o que é um circuito econômico na Europa, leia atentamente as observações abaixo.

Se comparados, muitas vezes os roteiros regulares e os econômicos oferecem o mesmo número de noites e lugares visitados. No entanto, seus preços são diferentes em função de alguns fatores como:

- Localização e categoria dos hotéis: em circuitos econômicos os hotéis são localizados fora do centro das cidades, muitas vezes em cidades vizinhas ou próximos as auto estradas. Os hotéis são bem simples em suas instalações e serviços.

 

- Tipos de refeições: o café da manhã é continental (ex: bebida quente, bebida fria, pão e manteiga – podendo sofrer alteração de acordo com o cardápio dos hotéis) e muitas vezes é servido nos hotéis em áreas separadas dos demais hóspedes. A meia pensão quando oferecida é composta de uma refeição leve (sopa e/ou salada e/ou 01 prato principal).

 

- Guias profissionais ou estudantes em formação: a atenção e experiência de um guia profissional são diferentes da de um outro em formação. Em geral os guias destes tours são profissionais com pouco tempo de experiência.

 

- Carregadores de bagagem nos hotéis: é difícil encontrar esse tipo de serviço nos hotéis europeus, especialmente em hotéis categoria turística em tours econômicos.

 

- Listas de hotéis previamente garantidos ou sob negociação de última hora: nos roteiros econômicos os operadores tradicionalmente utilizam negociações de última hora, o que nos impossibilita de garantir o nome dos hotéis previamente, e mesmo depois de informados eles estão sujeitos a mudança.

Circuitos Europeus

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

Confira abaixo informações importantes sobre os circuitos europeus e seus detalhes.

Providenciamos respostas para a maioria das dúvidas dos passageiros com experiência de nossos especialistas no assunto.

Sobre o transporte

Você vai passar muito tempo no ônibus, não podendo parar onde e quando desejar. O padrão do ônibus europeu, embora confortável, não oferece o mesmo espaço e tipo de poltrona dos ônibus brasileiros. Além de não possuir toilette a bordo em função de legislações próprias dos países europeus. Os ônibus estão previstos para acomodar uma bagagem por pessoa, portanto não leve mais que uma mala.

 

Hotéis

Nos circuitos europeus muitas vezes os hotéis não são centrais pois, em várias cidades, além da dificuldade de se confirmar hotéis centrais para grupos, não é permitida a entrada de ônibus em centros urbanos.

Os hotéis previstos nos circuitos podem ser alterados por outros da mesma categoria, sem aviso prévio.

Terceira cama: a priori, não existem apartamentos triplos, mas apartamentos com uma cama extra, geralmente de armar, sendo que o espaço livre dos apartamentos fica reduzido.

O café da manhã utilizado na Europa é o continental (ex: bebida quente, bebida fria, pão e manteiga – podendo sofrer alteração de acordo com o cardápio dos hotéis), salvo quando especificado outros tipos no programa de viagem. A maioria os hoteis europeus não disponibilizam serviço de maleteiros (carregadores de bagagem). Nos circutos em que estiver disponivel, este serviço estará claramente mencionado como incluido em seu roteiro de viagem.

 

Guia

Os roteiros/tours não são privativos. Portanto, durante a excursão pode haver mudança de guia e quantidade de passageiros no ônibus, para melhor aproveitamento do roteiro em cada país.

Os circuitos possuem guia acompanhante (a partir da excursão na Europa) para grupos mínimos de 20 passageiros. Caso o grupo tenha menos que 20 passageiros, haverá um motorista/guia.

Você deve seguir pontualmente as orientações do guia com relação aos horários de início e tempo de visita em cada local. Lembre-se que você está em um grupo com pessoas de diferentes nacionalidades, que vão compartilhar muito tempo juntos. (Importante!!! Muita tolerância e cordialidade!!!)

 

Itinerário

Por motivos de força maior (problema com pontes, inundações, neve, etc) pode haver alterações do itinerário, sem aviso prévio.

 

Saídas Garantidas

Caso não haja número suficiente de passageiros para realização do roteiro, oferecemos outro circuito similar em datas próximas da escolhida,antes de seu embarque.

Não esqueça de que todos esses pontos permitem que você faça uma viagem com o maior aproveitamento de seu tempo, de uma maneira econômica e com total comodidade, segurança e garantia.

Cruzeiros na Grécia

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

Separamos algumas informações úteis para pessoas que estão com viagem programada ou pensando em fazer um cruzeiro pela Grécia. Vejam abaixo nossas dicas.

Vestuário

Sugerimos principalmente roupas confortáveis e sapatos cômodos para caminhar.A roupa informal é a norma. Durante 02 noites para o cruzeiro de 07 dias, e uma noite nos cruzeiros de 03 e 04 dias, recomenda-se um traje fino para senhoras e paletó e gravata paras os senhores. Também, a bordo de todos os nossos cruzeiros há uma Noite Grega, onde se sugere que todos os passageiros vistam roupas azul e branca, as cores da Bandeira Grega.

Excursões

Todas as excursões serão vendidas somente através da empresa marítima. As excursões são opcionais e podem ser reservadas e pagas a bordo. A disponibilidade de guias em certas línguas dependerá do número de participantes que necessitam do mesmo serviço.

 

Cancelamento do Cruzeiro ou Alteração de Itinerário

A companhia se reserva o direito de cancelar qualquer cruzeiro e fará o reembolso do valor pago. A companhia se reserva o direito de alterar o itinerário de qualquer cruzeiro ou a troca o barco por outro de mesma característica se por alguma razão, o considerar necessário.

 

Objetos Valiosos

Jóias, dinheiro, documentos, etc., devem ser depositados no cofre do barco. A companhia e sua equipe não se responsabilizam pelos objetos guardados pelos passageiros.

Passaporte

Posted by on out 10, 2011 in Informações | 0 comments

O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser BRASILEIRO, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS (Decreto 1983/96, com a redação dada pelo Decreto 5978/06):
(conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos havendo fundadas razões):


Importante: Se o requerente for menor de 18 anos clique aqui para obter mais informações.
1.0 – Documento de Identidade, para maiores de 12 anos
1.1 – Podem ser aceitos como documento de identidade:
▪ cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
▪ carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
▪ carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
▪ passaporte brasileiro anterior;
▪ carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual – vide item 1.6);
▪ carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
▪ carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
1.2 – ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
   1.3 – A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
   1.4 – A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.
   1.5 – O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
   1.6 -  Para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura.
2.0 – Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
3.0 – Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
4.0 – Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.
5.0 – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
   5.1 – O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
6.0 – Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
   6.1 – O brasileiro que tiver seu passaporte inutilizado por repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Assim, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte, que acarreta providências inúteis da PF visando à recuperação do documento.
   6.2 – Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar aComunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.
7.0 – CPF
7.1 – do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado;
   7.2 – de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos;
   7.3 – a comprovação de inscrição no CPF pode ser feita por intermédio da apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talonário de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no CPF; Comprovante de Inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal); Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir do site da Receita Federal; Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente à época.

Observações:
1 – A Igualdade de Direitos concedida a portugueses não é suficiente para obtenção de Passaporte Comum, sendo necessária a naturalização;
2 – Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados;
3 – Havendo justificadas razões outros documentos poderão ser exigidos a critério da autoridade expedidora;
4 – Para fins de identificação biométrica, o servidor da PF procederá à coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios;
5 – Requisitos Constitucionais da Nacionalidade Brasileira.

Fonte: Site da Polícia Federal – www.dpf.gov.br